quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como passar no exame da OAB?



Estas dicas vai para quem vai fazer a primeira fase do exame da OAB, para a segunda fase eu conto depois!

PRIMEIRO, você é o seu corrente, em palavras mais claras, você não concorre com ninguém, então, mantenha a calma!

SEGUNDO, passar na 1ª fase é estratégia, não requer muuuuito estudo, a não ser que você queira fazer muitas questões, mais lembre-se que se você fizer 50 ou 70 questões vai passar do mesmo jeito, e mais, a lista sai em ordem alfabética e não na ordem de quem acertou mais ou menos, a OAB não divulga o número de questões que você acertou.

TERCEIRO, todo mundo tá careca de saber que, pra passar na primeira etapa basta acertar 50 questões!

QUARTO, monte um cronograma! Juro pra você que com 20 dias de estudo e uma revisão de vespéra (1 dia antes da prova) você conseguirá passar! Dê prioridade máxima as matérias que tem mais questão que são: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, TRIBUTÁRIO, CIVIL, PROCESSO CIVIL, ÉTICA. Lembrando que ética é sua obrigação fechar, pois é a mais simples de todoas essas! Cada matéria dessa contém 10 questões na prova, logo são 60 questões!
Por isso, não estude, AMBIENTAL, CONSUMIDOR, ECA, COMERCIAL, INTERNACIONAL, é pura perda de tempo pois cai só 2 questões, com exceção a comercial que cai 3, por isso disse pra você fazer a revisão de véspera, por que lá os professores vão só te falar o que provavelmente cai nesta matérias!
Em segundo plano, após estudar as 60 (as matérias que tem mais questões) dê uma atenção especial para PENAL, PROCESSO PENAL, TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO, são quase 30 questões estas matérias juntas! DICA IMPORTANTE: para estas matérias não leiam livros! Vai perder tempo! Leiam aqueles RESUMÕES, que parecem um jornal, que são emplastificados, o LFG tem uns maravilhosos da editora RT! Em algumas horas você vai saber essas matérias de có!

QUINTA: Dicas de estudo: A OAB NA PRIMEIRA FASE É PURA DECOREBA! Como estudar? Leia o código, a lei seca mesmo, e na dúvida se socorra a um resumo, e se ainda assim houver dúvida, aí sim você vai atrás de um livro sobre o assunto!
Existem questões na prova que são verdadeiras cópias a artigos, daí a importância de conhecer o texto da lei.

SEXTO: MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS PARA ESTUDAR DAS 60(as que possuem mais questões), por que SEMPRE CAEM:

>CONSTITUCIONAL: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE (ADIN), PROCESSO LEGISLATIVO (Emendas, votações das EC, PEC, PL, Medida Provisória), COMPETÊNCIA LEGISLATIVA.
>ADMINISTRATIVOS: PROPRIEDADE E INTERVENÇÃO ESTATAL, CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (CONCESSIONÁRIAS)

>TRIBUTÁRIO: eles adoram colocar a parte da CF que fala de direito tributário! Leiam: art. 145 e ss da CF, princípios DA ANTERIORIDADE NORMAL E NONAGESIMAL, decorem quais impostos se aplicam ou não, COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA, E TRIBUTOS EM ESPÉCIE, além de ver os arts correspondentes no CTN, se você ver no seu Vade Mecum, na maioria da vezes o art da CF, bem em baixo, está escrito bem pequenininho o art. corrrespondente no CTN!

>CIVIL: sabe aquelas matérias do início do curso? Estude TODAS! O examinador dispenca com elas por que parte do princípio de que esquecemos, afinal, são cinco anos de curso e quando chegamos no final já nos esquecemos mesmo! Logo, estudem: CAPACIDADE, PERSONALIDADE, BENS PÚBLICOS, TUDO SOBRE NEGÓCIO JURÍDICO, OBRIGAÇÕES, CONTRATOS, INDENIZAÇÃO... isso cai mais, geralmente, mas leiam de leve a parte de sucessão, direito de família, casamento, principalmente na parte de regime dos casamentos, desses assuntos costumam cair 2 questões, 1 de cada (1 de sucessão, 1 de familia ou casamento), mas as que caem mais são as que falei anteriormente!

>PROCESSO CIVIL: É a MESMA COISA DE CIVIL, o examinar coloca questões de assuntos que estudamos no início do curso! JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA, INTERVENÇÃO DE TERCEIROS (não cai, dispenca), IMPEDIMENTO, SUSPEIÇÃO, NULIDADES, RECURSOS (eles amam também colocar)... etc... pegue seu código e comece a ler desde o início!

ÉTICA: para ser um bom advogado você deve conhecer seus direitos e deveres! Logo É OBRIGATÓRIO LER O ESTATUTO DA OAB, lendo só o estatuto, das 10 questões, no mínimo você acerta umas 6! Sério! Mas se você quiser fechar a prova, leia TODO O CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA, E OS REGULAMENTOS!

No mais, MANTENHAM A CALMA! VOCÊ PASSOU 5 ANOS NA FACULDADE, LOGO COM CERTEZA APRENDEU ALGO, a tranquilidade na hora da prova faz você se sair muito bem, por que você tende a lembrar das aulas, dos estudos para a prova, das pescas, por que não? (pra fazer pesca você também estuda, indiretamente, mas estuda) kkkk...
Já o NEVORSISMO FAZ VOCÊ ESQUECER ATÉ DO QUE VOCÊ APRENDEU!
ENTÃO A CALMA É FUNDAMENTAL!
Se for CRISTÃO, nestas horas A FÉ AJUDA, NOS DÁ CONFIANÇA E ESPERANÇA, então, reze ou ore, peça a ajuda de Deus! Lembrando que, se você não fez pelo menos o que eu ensinei aqui, Deus com certeza não vai te ajudar! Faça sua parte que Deus faz a dele!

No mais é isso, espero ter ajudado, e lembrando mais uma vez, AS MATÉRIAS QUE EU DEI, NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VAI ESTUDAR SÓ ISSO, SÃO OS ASSUNTOS QUE CAEM MAIS, LOGO LEIAM OS OUTROS ASSUNTOS! OUTRA COISA, FAZER UM CURSINHO AJUDA BASTANTE A LEMBRAR ESSAS MATÉRIAS DE INÍCIO DE CURSO, MAS SE VOCÊ AS SOUBER, NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZER!

Um abraço!

1 comentários:

Sea Girl disse...

Olá! Vc poderia atualizar esse texto acerca do exame de ordem? Irei prestar o próximo e sinceramente tenho tido pouco tempo de estudar as matérias devido a um acidente que minha mãe sofreu há poucos dias. Como a primeira fase tem muito de estratégia, esperteza em saber quais matérias estudar e decoreba, gostaria apenas de saber se posso continuar seguindo essas dicas acima. Obrigada pela presteza, Ingrid.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...